Google Classroom: sua sala de aula virtual

Como ter a minha sala de aula virtual?


Google Classroom – Apps no Google Play


Nessa época de isolamento social, o Google Classroom (ou também chamado de Google Sala de Aula) tem sido uma alternativa amplamente utilizada nas escolas públicas e particulares do DF.
Nesse artigo, você aprenderá as diferenças entre as contas institucionais GSuite e as contas pessoais (o que irá influenciar diretamente na utilização de alguns recursos dessa ferramenta), como criar a sua sala de aula virtual e quais atividades é possível criar nesse ambiente.

Conta institucional GSuite x Conta pessoal 

A Secretaria de Educação do DF (SEEDF) possui uma parceria com a Google para utilização das contas GSuite. Isso deu a oportunidade para todos os servidores da SEEDF terem e-mails com a terminação @edu.se.df.gov.br (lembrou dele?) e para todos os estudantes da rede com a terminação @estudante.se.df.gov.br. 

E o que isso tem a ver com o Google Classroom? Tudo!

Há diferenças entre criar uma sala de aula em uma conta GSuite e criar em uma conta pessoal. Confira a seguir:

Atividade ou recursoConta do G Suite ou
escolar 
Conta do Google pessoal
Professores por turma2020
Participantes da turma (alunos
e professores)
1.000250
De quantas turmas você pode participar1.000100 no máximo, 30 por dia
Quantas turmas você pode criarSem limite30 por dia
Quantos convites para participantes
da turma você pode enviar
Sem limite100 por turma, por dia
Responsáveis por aluno20Recurso não disponível
Visibilidade do endereço de e-mailSem limiteRecurso não disponível

Como é possível observar, as contas GSuite institucionais possibilitam limites maiores em relação às contas pessoais, embora estas já apresentem limites satisfatórios. Porém uma grande diferença entre os dois tipos de conta é o número de responsáveis por estudante: nas contas GSuite, é possível convidar os responsáveis para acompanhar as atividades do estudante na sala de aula virtual, desde que o e-mail do aluno adicionado ao Google Classroom também seja institucional (@estudante.se.df.gov.br). 

Observação importante: caso você não faça parte da SEEDF, é possível solicitar uma conta GSuite para a sua escola. Dependendo do tipo de instituição, o acesso será gratuito. Entre no site: http://gg.gg/gsuite-parceria

Entendido as diferenças entre os tipos de contas, é o momento de você aprender a criar a sua sala de aula virtual.

Como criar o meu Google Classroom (tutorial para computador)

1º passo: faça o login na sua conta Google (GSuite ou pessoal)

Para fazer o login, entre no site google.com e clique no botão "Fazer login" conforme mostrado na imagem a seguir.

Obs: caso você já esteja logado, não terá o botão citado. Pule para o 2º passo.


Após clicar no botão mencionado, você será redirecionado a um ambiente para digitar o seu e-mail e, em seguida, a sua senha. 

2º passo: encontrar o app Google Sala de Aula

Ao ter uma conta do Google, você tem acesso a diversos aplicativos da empresa, dentre eles o Google Sala de Aula (ou Classroom). Para acessar, clique no quadrado formado por 9 pontinhos conforme mostrado na imagem a seguir.


Ao clicar, aparecerão várias opções. Uma dessa opções, será o Google Sala de Aula. 

Observação importante: caso você esteja logado em uma conta institucional, o Google Sala de Aula aparecerá já no primeiro conjunto de aplicativos. Caso você esteja logado em uma conta pessoal, desça um pouco que aparecerá no segundo conjunto de aplicativos.




3º passo: criar a sala de aula virtual

Após clicar no aplicativo, aparecerá o ambiente do Google Classroom. Caso você nunca tenha criado ou participado de uma turma (ou se participou e a turma foi arquivada), o seu ambiente aparecerá dessa forma:



Para criar a sua turma, você deverá clicar no símbolo "+" conforme indicado pela seta na imagem acima. Ao clicar aparecerão duas opções: participar da turma ou criar turma. Clique na opção "Criar turma".


Ao clicar, caso esteja uma conta pessoal, aparecerá uma mensagem pedindo para você afirmar que não está usando a sala de aula em uma escola. Caso não esteja usando, marque que você leu e entendeu o recado e clique em "Continuar". Essa mensagem não aparece quando está logado em uma conta institucional GSuite.


Após clicar no "+" (ou em "Continuar" no caso exposto acima), aparecerá uma janela para você definir o nome da sua turma. Dê um nome que você consiga identificar facilmente quando tiver várias turmas criadas. Exemplo: Ciências 7ºA. Em seguida, clique em "Criar".


Observação: os demais campos "Seção", "Assunto" e "Sala" não são obrigatórios.

Após clicar em "Criar", pronto! O Google irá criar uma sala de aula para você que aparecerá logo em seguida (pode demorar um pouquinho). Essa sala já estará pronta para você adicionar seu estudantes.


Agora vamos ver alguns detalhes importantes!

Como adicionar estudantes na minha sala de aula virtual?

Há duas formas:
  1. Código da turma: nesse caso, você deverá pedir para os seus alunos entrarem no Google Classroom (conforme explicado acima). Peça para eles clicarem no "+" e, em seguida, em "Participar da turma". Será solicitado que eles adicionem o código de uma turma para poder ingressar. Você, professor, deverá passar para eles o código que aparece na capa da turma, como mostrado a seguir.
Obs: no aplicativo do Google Classroom no celular, clique nas configurações (símbolo da engrenagem) para obter o código da sua turma.

2. Enviar um convite: nesse caso, você precisará dos e-mails dos seus alunos para enviar convite solicitando o ingresso na sua turma. Como convidar: no Classroom há um menu superior com 4 abas. Clique na aba "Pessoas".


Você será direcionado para o ambiente de controle de membros da sua sala de aula. Ao entrar, clique no símbolo indicado na imagem a seguir. 

Obs: clique no símbolo que está no tópico "Alunos". Cuidado para não clicar no símbolo que está no tópico "Professores".

  
Após clicar, abrirá uma janela para você inserir o e-mail dos seus alunos. Você pode inserir vários de uma única vez.


Após inserir todos os e-mails desejados, clique no botão "Convidar". Os seus alunos receberão no e-mail um convite para ingressar na sua turma. Caso queira convidar um outro professor, o procedimento é o mesmo. A diferença é clicar no ícone pertencente ao tópico "Professores".

Como adicionar materiais e atividades?

Agora que você já convidou os seus alunos, hora de postar os materiais e atividades! 

Clique na aba "Atividades" no menu superior. 


Você será levado(a) ao ambiente do Classroom para adicionar materiais e atividades para os seus alunos.


Aqui é possível criar atividades, atividades com teste, pergunta e material. Para isso, é só clicar no botão "Criar" que aparecerão as opções.

Semelhanças entre as opções

- Anexar arquivos do seu Google Drive, adicionar um link para um site, um arquivo do seu computador ou vídeo do YouTube. 
- Criar, diretamente no momento da criação da atividade/material, arquivos usando os aplicativos do Google: Documentos, Apresentações, Planilhas, Desenhos e Formulários. 
- Publicar no momento que você criou ou programar para um dia e horário que você achar melhor. Também é possível salvar como rascunho caso você queira terminar de criar posteriormente.

Diferenças entre as opções

- As opções atividades, atividades com teste e pergunta permitem que você escolha uma pontuação. Há possibilidade de informar que a atividade não possui nota.
- As opções atividades e atividades com teste permitem que você adicione quais são os critérios de avaliação (ferramenta "Rubrica"): descrever cada critério e colocar uma pontuação para cada. Esse recurso é opcional.
- A opção "Pergunta" possibilita que os estudantes vejam ou não a resposta dos colegas e comentem sobre ela.
- Na opção "Material" não é possível dar notas e nem adicionar critérios de avaliação por se tratar de conteúdo informativo.

E para que serve o mural?


Esse ambiente chamado "Mural" serve para você postar recados para os seus alunos (que podem ser postados na hora ou serem programados), além de servir também como um feed de notícias da sua sala de aula. Toda vez que você posta uma atividade ou material, essa informação aparece no mural. Além disso, os alunos recebem uma notificação por e-mail e no aplicativo do Google Classroom, caso eles o tenha instalado no celular.
Do lado esquerdo, os alunos têm acesso a um resumo das próximas atividades que eles devem fazer (campo "Próximas atividades").
Você, professor(a), tem a opção de fazer ajustes de permissão para o mural. É possível permitir que qualquer estudante publique mensagens no mural; é possível permitir que os estudantes apenas comentem o que você publicar; e é possível permitir que apenas você publique e comente. Para alterar as permissões, clique na engrenagem na parte superior direita da sua tela.

Aba "Notas"

Essa aba trará um resumo para você de todas as atividades com as notas de todos os seus alunos, como mostrado na imagem a seguir. Também é possível ver a média da turma em cada atividade.


Essa tabela aparecerá para você, no formato acima, à medida que você for adicionando tarefas e também os estudantes na sua sala de aula.

Dica!

Quando você cria uma sala de aula, o Google escolhe aleatoriamente a imagem de capa. Mas é possível alterá-la: ou você escolhe outra do banco de temas do Google ou você faz upload de um arquivo do seu computador.




Pronto! Agora você sabe tudo para criar a sua sala de aula virtual gratuita!

Qualquer dúvida, poste um comentário abaixo. :)

Siga-nos no Instagram @crtegama e acompanhe o nosso canal no Telegram: t.me/crtegama para receber atualizações sobre os nossos artigos.

Comentários

  1. Ufa... Enfim algo que eu possa comentar... No Telegram de vocês está como canal e não dá para comentar nada... Seria interessante associar um grupo ao canal... Ou usar algum recurso que permita comentário... Enfim... Nessa reportagem https://bit.ly/2JIpTBL eles falam que a SEEDF irão usar o Moodle (provavelmente o da EAPE) como plataforma para as atividades mediadas por tecnologia, mas eu perguntei N vezes na 'live' de hoje ao Davi Nogueira (via https://www.youtube.com/watch?v=narkyLO-oSQ) por que eles não utilizariam o G-Suite para esse fim, pois é algo que já está na SEEDF há 3 ou 4 anos, é simples de usar, tem aplicativo para celular (a maior parte do acesso dos estudantes é pelo celular) e cheguei a listar algumas vantagens que vejo em usar o Google Sala de Aula

    Vantagens do Google Sala de Aula:
    1) todos os estudantes já têm uma conta google
    2) há aplicativo para acessar o ambiente, coisa que é um pouco mais difícil para o Moodle
    3) é possível integrar com o Google Meet e praticamente ter uma aula em que os estudantes realmente falam com o professor (por voz ou texto).
    4) o Google Meet está no pacote do Gsuite e é muito fácil de usar e ainda GRAVA AS AULAS DADAS permitindo que seja acessado pelos estudantes depois, em outros momentos.

    Enfim... Agora eu vejo vocês falando de criar salas e eu acho isso muito legal, mas vocês chegaram a falar com essa equipe que está pensando nessas atividades mediadas por tecnologia?

    Grande abraço
    Luís Cláudio LA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luís.

      Em relação à comunicação conosco, isso pode ser feito pelo nosso instagram (comentários ou no direct) ou pelo nosso e-mail nte.gama@edu.se.df.gov.br. Nós optamos por criar um canal no Telegram, e não um grupo no WhatsApp, porque no canal as informações ficam organizadas e sem interrupções. Assim, é de fácil acesso para qualquer um que entrar no canal em qualquer momento.

      Em relação à plataforma a ser adotada pela SEEDF, será o GSuite a princípio (ou seja, com o uso do Google Sala de Aula). A plataforma está sendo preparada para cadastro dos estudantes e professores e, assim, favorecer a utilização. A Subsecretaria de Tecnologia deve lançar uma nota oficial na próxima semana.
      Aconselho aguardar a nota oficial da SEEDF.

      Abraços!

      Excluir
    2. Bom dia, entendi todos os procedimentos
      Contudo não tenho nenhum contato com meus alunos nas redes sociais
      Como eles vão saber desses códigos? Tem semanas que criei as turmas e até agora nenhum aluno procurou

      Excluir
    3. Entendi os procedimentos mas penso que para uma turma de Educação Infantil, o acesso ao Google Sala de Aula , vai ser algo bem complicado e muitas vezes até difícil para a realidade de alguns alunos.

      Excluir
    4. Bom dia professores/as! Minha dúvida: sou readaptado. Não seria outro curso específico para readaptados/as?

      Excluir
  2. Todos os alunos tem que ter conta google e e-mail do gmail?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ruth.
      Não precisa que todos tenham conta gmail, mas precisa que eles tenham uma conta Google. É possível criar um conta Google sem ser com o gmail.

      Excluir
  3. Conheço um pouco do Google classroom,como aluna pois minha filha de 7 anos desde o início do isolamento está utiliza ndo

    ResponderExcluir
  4. Bom dia andré, ano passado tive acesso ao gsuite. Com um professor e amigo. Gosto muito dessa ferramenta e já utilizo no dia a dia, em meu trabalho na sala de aula e na escola.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da forma ilustrativa da explicação.

    ResponderExcluir
  6. Pretendo continuar usando esse recurso nesse momento de isolamento. Espero que os alunos consigam se cadastrar satisfatoriamente @estudante.se.df.gov.br

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tive muito contato com estas tecnologia, já estava escrita no curso desde o inicio do ano, pois quero aprende muito com vocês.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia! Gostaria de saber como adicionar um vídeo ou imagem que esta na minha galeria

    ResponderExcluir
  9. Como colocar aquela bolinha no expoente do 7 (no exemplo de turma citado)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. 7° <- este? Está no teclado numérico do Android = !#1 2/2

      Excluir
    3. 7° <- este? Está no teclado numérico do Android = !#1 2/2

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. OLá, já uso o Classroom nas minhas turmas da faculdade onde leciono. É muito prático

    ResponderExcluir
  11. Muito complexo, mas se esforçando para aprender.

    ResponderExcluir
  12. Gostei da didática. Muito bem explicado.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia! Há alguns dias, tentei convidar um aluno pelo e-mail do estudante e
    apareceu uma mensagem que não era possível. Não entendi o porquê?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia! Este será mais um desafio.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia!Conheço pouco de ferramentas do Google,porém estou com muitas expectativas em relação aos cursos on line.

    ResponderExcluir
  16. Como esponja, como disse minha vice-diretora, na absolvição de conhecimento dia a dia. Fico feliz pela positividade repassada pelos que já utilizam a ferramenta. Avancemos!!!

    ResponderExcluir
  17. Gostei! Pareceu bem pratico. Espero saber utliza-lo com destreza na minha pratica

    ResponderExcluir
  18. Bom dia professor André e demais colegas de curso. Espero aprender muito pois nunca tive acesso ao googleclassroom é a primeira vez e, parece ser muito interessante....

    ResponderExcluir
  19. Com esse tutorial consegui formar a minha turma! Mais aliviada! KKK

    ResponderExcluir
  20. Já utilizo essa ferramento e gosto bastante. Parabéns pela explicação simples e clara!

    ResponderExcluir
  21. Começando a clarear as ideias. Texto bem explicativo !! obrigada

    ResponderExcluir
  22. Obrigada por este momento de aprendizado.

    ResponderExcluir
  23. Um pouco complicado. Mas vamos insistindo, uma vez que será obrigatório o uso dessas ferramentas no atual contexto.

    ResponderExcluir
  24. Excelente explicação.
    Estou aprendendo a lidar com essa tecnologia apesar da dificuldade.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia. Texto bem explicado. Obrigada

    ResponderExcluir
  26. Explicação bem prática e fácil de entender.

    ResponderExcluir
  27. Muito bem explicado, mas para isso temos que executar todas as tarefas apresentadas.

    ResponderExcluir
  28. Muito bom! Simples, claro e objetivo.

    ResponderExcluir
  29. Explicação bem prática e com certeza vai facilitar o uso da ferramenta.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia. Excelente material, bem objetivo e prático. Obrigada.

    ResponderExcluir
  31. Explicação clara e coerente. Só a parte visual de alguns tópicos está um pouco ilegível.
    São muitos passos, que devem ser observados lentamente a fim de que a pessoa que está acessando não se perca. Como disse o colega acima, temos de absorver todas as informações possíveis, porquanto a tecnologia já faz parte de nossas vidas e está chegando, tardia, às escolas.

    ResponderExcluir
  32. Tudo muito bem explicado. Agora preciso ir passo a passo para conseguir realizar tudo.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia!
    Ótima explicação!
    Muita informação para absorver, visto que este é meu primeiro contato.

    ResponderExcluir
  34. As explicações estão bem claras, consegui criar minha turma seguindo os passos. Agora o desfio é incluir os alunos. Bom trabalho a todos!

    ResponderExcluir
  35. Até que não é tão difícil criar uma turma, quanto eu imaginava.

    ResponderExcluir
  36. Bem didatico para quem não conhece e nem maçante para quem ja trabalha com a ferramenta. Parabéns.

    ResponderExcluir
  37. Ótima explicação! Bem didática, clara e bem concisa! Parabéns! Gostei bastante

    ResponderExcluir
  38. Gostei muito das explicações. haverá um momento específico para criarmos uma sala de aula, ou já podemos agora?

    ResponderExcluir
  39. Excelente material e linguagem acessível.

    ResponderExcluir
  40. Sou leiga no uso das ferramentas google para educação, por isso, estou bem apreensiva. O texto explicativo foi bem claro, espero que consiga aplicá-lo de maneira efetiva.

    ResponderExcluir
  41. Com esforço, conseguiremos nos reinventar nessa nova modalidade de ensino.

    ResponderExcluir
  42. Bem ao longo dos anos de secretaria fiz vários cursos, mas sempre deixei de lado os cursos voltados para tecnologia, hoje a conta chegou, percebo que mesmo as orientações estejam claras sentirei muita dificuldade, acho que pegarei o ritmo não nesse momento, como tudo na vida é desafios, vamos lá.

    ResponderExcluir
  43. Excelente! Parabéns para a equipe pelo material muito didático. Turma criada. Como tenho grupo das famílias no whatzap , espero convida-los ao final da semana após concluir esses cursos para preparar-me melhor.

    ResponderExcluir
  44. Realmente muito bem explicado. A tecnologia sempre inovando.

    ResponderExcluir
  45. Bom dia ! Gostei, bem explicadinho, aprendendo um pouquinho mais.

    ResponderExcluir
  46. Espero aprender muito e conseguir colocar em prática o que por aqui for ensinado.

    ResponderExcluir
  47. Informações sobre abertura de sala no Google Classroom, ok! Obrigado!

    ResponderExcluir
  48. Ótima explicação! Estou aprendendo aos poucos.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  49. Bom dia. Pronto pra criar as turmas... Mas uma pergunta que não foi respondida: como terei acesso aos alunos e consequentemente incluí-los nas turmas?

    ResponderExcluir
  50. No início parece tudo muito complicado, mas a plataforma é bem didática.

    ResponderExcluir
  51. Ótima explicação, formato bem didático.

    ResponderExcluir
  52. Bom dia! Excelente explicação. Será mais um desafio!

    ResponderExcluir
  53. Estou utilizando o Classroom há 3 meses com meus alunos.
    É uma ferramenta excelente, e que facilita demais a organização do trabalho e a distribuição das atividades. Super recomendo.

    ResponderExcluir
  54. Acredito que esta ferramenta fará parte do NOVO NORMAL da humanidade. Espero que alcance os nossos alunos

    ResponderExcluir
  55. Muito bom!!! Há males que vem para o bem. Ao menos uma coisa positiva nisso tudo. Os professores agora poderão usar essa magnifica ferramenta. Mudar um pouco o ambiente. Quem sabe, até dar um upgrade na profissão. O que a principio parece complicado na verdade revela-se um ótimo facilitador de nossas atividades.

    ResponderExcluir
  56. Bom dia! Obrigada pela explicação clara e objetiva.

    ResponderExcluir
  57. Adorei a forma exposta dessa aula. Super didática e de fácil compreensão. Parabéns à equipe que planejou e executou essa aula!

    ResponderExcluir
  58. Estou aprendendo, mas ansioso neste primeiro momento. Espero superar essa ansiedade. Tudo novo para mim trabalhar com esses tecnologias.

    ResponderExcluir
  59. São muitas informações, mas na prática colocaremos todo esse conhecimento a prova. Espero,rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  60. Gostando muito dessa nova perspectiva de aprender a trabalhar o ambiente escolar através das tecnologias. Apesar de tudo ser muito novo e desafiador, mas com interesse e perseverança se alcança o bom resultado.

    ResponderExcluir
  61. Informações preciosas para quem, como eu, está começando a se familiarizar com esse modelo!

    ResponderExcluir
  62. Explicação objetiva. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  63. E se nem todos os alunos conseguirem entrar na turma ? como resolver essas pendencias?

    ResponderExcluir
  64. Bom dia. Como vocês disseram várias escolas já estão usando o google classroom para tentar diminuir as defasagens da educação no tempo de pandemia. E a escola onde trabalho também criou turmas para o pessoal, que já utilizamos desde o começo. Queria saber o seguinte, recebo e-mail de todos os comentários de todos os alunos de todas as matérias que eles estão fazendo. Gostaria de receber só e-mails relacionados a minha matéria e as atividades que eu postei. Isso é possível? A minha caixa de e-mail fica lotada de coisas que não dizem respeito a mim e isso atrasa sobremaneira eu identificar o que é importante ou não no momento.

    ResponderExcluir
  65. Informações de relevância, o problema é como iremos capacitar nossos alunos e responsáveis para que eles acessem e saibam utilizar as ferramentas também.

    ResponderExcluir
  66. Sou professora readaptada, não tenho alunos, mas espero poder ajudar meus colegas com o aprendizado do uso dessas ferramentas.

    ResponderExcluir
  67. Muito boa e esclarecedora sua explicação

    ResponderExcluir
  68. Bom dia. Estou tentando aos poucos me apropriar desses conhecimentos, mas quero aprender assim lentamente para não me perder pelo caminho.

    ResponderExcluir
  69. Material bem explicado. Espero aprender

    ResponderExcluir
  70. Muito bom revisar o procedimento. Já tinha informações e agora, estou tranquila, sem qualquer dúvida!!!

    ResponderExcluir
  71. A teoria está perfeita, agora a prática... vamos que vamos!!!

    ResponderExcluir
  72. Bom dia!
    Tudo novo para mim e acredito que para boa parte dos colegas!
    Muita coisa ao mesmo tempo, mas junt@s nos ajudaremos e venceremos as dificuldades.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  73. Bom dia! Também agradecido pela explicação do uso do classroom

    ResponderExcluir
  74. Confesso que sempre tive um certo bloqueio em utilizar mais ferramentas da tecnologia para me auxiliar, utilizava o básico mesmo. Percebo que a partir do momento que conseguir dominar essas ferramentas, mesmo após esse período em que teremos que trabalhar a distância, poderei continuar utilizando o Google Classroom para facilitar o meu trablaho.

    ResponderExcluir
  75. Excelente explicação, clara, objetiva e de fácil compreensão. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  76. Bom dia. Há a possibilidade de excluir a turma?

    ResponderExcluir
  77. Realmente muito bem explicado, confesso que sou iniciante neste procedimento! O que me aflige é o fato de acesso a todos os alunos. especialmente aqueles mais carentes, sem a possibilidade de possuir as ferramentas adequadas, como internet ou até mesmo um celular.

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. Bom dia!
    Eu já tinha criado uma turma no e-mail normal, tenho que deletar a turma e criar uma no gsuite da secretaria?

    ResponderExcluir
  80. Bom dia!
    Eu já tinha criado uma turma no e-mail normal, tenho que deletar a turma e criar uma no gsuite da secretaria?

    ResponderExcluir
  81. Excelente ferramenta! Só que para minha realidade atual (Educação Infantil) não vejo viabilidade de acesso dos alunos.

    ResponderExcluir
  82. Nossa! Depois de começar a entender o uso da tecnologia ao nosso favor, nem quero mais voltar pra sala de aula física.Estamos perdendo tempo e desperdiçando o uso da tecnologia no dia a dia na sala de aula.Precisamos nos atualizar e levar esses recursos para nossos alunos.Estou amando, mesmo sabendo que vou ter que aprender usar essas ferramentas.

    ResponderExcluir
  83. Gostaria de saber como os alunos do ensino fundamental anos iniciais terão acesso as salas de aula. Eles serão cadastrados pela secretaria ou terão que fazer por conta própria? Obrigada.

    ResponderExcluir
  84. Vou dizer a verdade, sou meio antiquado mas posso aprender bastante no decorrer do curso.

    ResponderExcluir
  85. Ótima explicação. No caso de estudantes menores de 13 anos, como seria a criação do email? Trabalho em escola classe.

    ResponderExcluir
  86. A explicação foi bem didática.

    ResponderExcluir
  87. Bom dia!
    Gostaria de saber mais sobre essa possibilidade de "programar" postagem de atividades:
    " Publicar no momento que você criou ou programar para um dia e horário que você achar melhor. Também é possível salvar como rascunho caso você queira terminar de criar posteriormente".
    Quais os passos para essa opção "programada"?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  88. Muito bom o material, bem didático e simples.

    ResponderExcluir
  89. explicação clara e objetiva. Agora é praticar!

    ResponderExcluir
  90. Nossa! Depois de começar a entender o uso da tecnologia ao nosso favor, nem quero mais voltar pra sala de aula física.Estamos perdendo tempo e desperdiçando o uso da tecnologia no dia a dia na sala de aula.Precisamos nos atualizar e levar esses recursos para nossos alunos.Estou amando, mesmo sabendo que vou ter que aprender usar essas ferramentas.

    ResponderExcluir
  91. Bom dia. Esclareceu um pouco, agora é a prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom material. Preferi imprimir para não estressar meus olhos com o brilho da tela.

      Excluir
  92. Bom dia, gostaria de saber se já é pra tentar criar ou será somente depois?

    ResponderExcluir
  93. Olá, eu já havia criado uma turma e a maioria dos meus alunos já tinham aceitado os convites, agora percebi que tem uma outra turma, mas vazia. Posso continuar usando a mesma que eu crie ou essa nova que surgiu?

    ResponderExcluir
  94. Boa tarde! Utilizo como aluno, minha filha está utilizando na sua escola, muito bem explicado. Espero conseguir montar minha turma e inserir meus alunos.

    ResponderExcluir
  95. Ate agora o passo a passo foi tranquilo. Bem didático. Sou professora de teatro da Escola Parque 308 Sul e a nossa dinâmica de sala de aula e muito vivencial, acredito que usarei muitas postagens de vídeo e os retornos das atividades também por vídeo por parte dos alunos, mas como são alunos de 07 a 11 anos vão precisar da supervisão e auxílio dos familiares. Helena Gobbi.

    ResponderExcluir
  96. Bom dia! Até agora não ficou claro se o BIA também irá utilizar o Google sala de aula. Espero que sim!

    ResponderExcluir
  97. Com as explicações e ilustrações parece que é tranquilo. vamos ver na prática!
    esse material ficará disponível aqui para sempre que precisarmos revisitar?

    ResponderExcluir
  98. OK. Informações recebidas, vamos ver na prática.

    ResponderExcluir
  99. Seguindo o passo a passo fica tranquilo, agora é praticar.

    ResponderExcluir
  100. O material está numa linguagem de fácil entendimento. Excelente. Consegui montar a turma e acrescentar convidados.

    ResponderExcluir
  101. Como meus filhos já estão usando esse espaço para terem aulas, não senti muita dificuldade nesses passos. Achei o material muito explicativo.

    ResponderExcluir
  102. Como tenho TDAH, precisei anotar todos os passos, meu aprendizado é mais lento mas estou me esforçando. Consegui, ao final, visualizar essa primeira etapa. Obrigada

    ResponderExcluir
  103. Bom dia!!! Achei tudo muito sucinto, explicado e detalhado. Excelente tutorial para utilizarmos o GSuite como ferramenta indispensável no nosso teletrabalho.

    ResponderExcluir
  104. Ótimo material! Vejo que a turma é bem heterogênea quanto ao conhecimento específico que buscamos aqui, isso me tranquiliza muito. Vamos em frente.

    ResponderExcluir
  105. Não quero continuar "unknown", o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  106. Vamos agora praticar! Obrigada pelas explicações!

    ResponderExcluir
  107. Explicação bem simples e fácil de entender.

    ResponderExcluir
  108. Ótima explicação, bem detalhada. Espero que tenha algo assim para os pais e alunos, pois terão muita dificuldade quando forem acessar a plataforma.

    ResponderExcluir
  109. Muito bem explicado o passo a passo. O programa é excelente mas daí você usar ele numa realidade como a do Paranoá que a grande maioria não tem e-mail, acesso a internet, telefone é só para "constar" mesmo. Não irá atingir quase ninguém, infelizmente.

    ResponderExcluir
  110. Boa tarde! A princípio achei ótima a ideia da criação da sala de aula. Porém, como esses conteúdos serão transmitidos aos alunos especiais? Trabalho com classe de Deficientes Intelectuais, que estão em processo de alfabetização.

    ResponderExcluir
  111. Material muito bom. Bem didático!
    Minha dúvida é se já podemos criar turma?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como utilizar a ferramenta Apresentações Google em suas aulas

GSuite ou Office365