Google Classroom: sua sala de aula virtual
Como ter a minha sala de aula virtual?
Nessa época de isolamento social, o Google Classroom (ou também chamado de Google Sala de Aula) tem sido uma alternativa amplamente utilizada nas escolas públicas e particulares do DF.
Nesse artigo, você aprenderá as diferenças entre as contas institucionais GSuite e as contas pessoais (o que irá influenciar diretamente na utilização de alguns recursos dessa ferramenta), como criar a sua sala de aula virtual e quais atividades é possível criar nesse ambiente.
Conta institucional GSuite x Conta pessoal
A Secretaria de Educação do DF (SEEDF) possui uma parceria com a Google para utilização das contas GSuite. Isso deu a oportunidade para todos os servidores da SEEDF terem e-mails com a terminação @edu.se.df.gov.br (lembrou dele?) e para todos os estudantes da rede com a terminação @estudante.se.df.gov.br.
E o que isso tem a ver com o Google Classroom? Tudo!
Há diferenças entre criar uma sala de aula em uma conta GSuite e criar em uma conta pessoal. Confira a seguir:
Atividade ou recurso | Conta do G Suite ou escolar | Conta do Google pessoal |
---|---|---|
Professores por turma | 20 | 20 |
Participantes da turma (alunos e professores) | 1.000 | 250 |
De quantas turmas você pode participar | 1.000 | 100 no máximo, 30 por dia |
Quantas turmas você pode criar | Sem limite | 30 por dia |
Quantos convites para participantes da turma você pode enviar | Sem limite | 100 por turma, por dia |
Responsáveis por aluno | 20 | Recurso não disponível |
Visibilidade do endereço de e-mail | Sem limite | Recurso não disponível |
Como é possível observar, as contas GSuite institucionais possibilitam limites maiores em relação às contas pessoais, embora estas já apresentem limites satisfatórios. Porém uma grande diferença entre os dois tipos de conta é o número de responsáveis por estudante: nas contas GSuite, é possível convidar os responsáveis para acompanhar as atividades do estudante na sala de aula virtual, desde que o e-mail do aluno adicionado ao Google Classroom também seja institucional (@estudante.se.df.gov.br).
Observação importante: caso você não faça parte da SEEDF, é possível solicitar uma conta GSuite para a sua escola. Dependendo do tipo de instituição, o acesso será gratuito. Entre no site: http://gg.gg/gsuite-parceria
Entendido as diferenças entre os tipos de contas, é o momento de você aprender a criar a sua sala de aula virtual.
Como criar o meu Google Classroom (tutorial para computador)
1º passo: faça o login na sua conta Google (GSuite ou pessoal)
Para fazer o login, entre no site google.com e clique no botão "Fazer login" conforme mostrado na imagem a seguir.
Obs: caso você já esteja logado, não terá o botão citado. Pule para o 2º passo.
Após clicar no botão mencionado, você será redirecionado a um ambiente para digitar o seu e-mail e, em seguida, a sua senha.
2º passo: encontrar o app Google Sala de Aula
Ao ter uma conta do Google, você tem acesso a diversos aplicativos da empresa, dentre eles o Google Sala de Aula (ou Classroom). Para acessar, clique no quadrado formado por 9 pontinhos conforme mostrado na imagem a seguir.
Ao clicar, aparecerão várias opções. Uma dessa opções, será o Google Sala de Aula.
Observação importante: caso você esteja logado em uma conta institucional, o Google Sala de Aula aparecerá já no primeiro conjunto de aplicativos. Caso você esteja logado em uma conta pessoal, desça um pouco que aparecerá no segundo conjunto de aplicativos.
3º passo: criar a sala de aula virtual
Após clicar no aplicativo, aparecerá o ambiente do Google Classroom. Caso você nunca tenha criado ou participado de uma turma (ou se participou e a turma foi arquivada), o seu ambiente aparecerá dessa forma:
Para criar a sua turma, você deverá clicar no símbolo "+" conforme indicado pela seta na imagem acima. Ao clicar aparecerão duas opções: participar da turma ou criar turma. Clique na opção "Criar turma".
Ao clicar, caso esteja uma conta pessoal, aparecerá uma mensagem pedindo para você afirmar que não está usando a sala de aula em uma escola. Caso não esteja usando, marque que você leu e entendeu o recado e clique em "Continuar". Essa mensagem não aparece quando está logado em uma conta institucional GSuite.
Após clicar no "+" (ou em "Continuar" no caso exposto acima), aparecerá uma janela para você definir o nome da sua turma. Dê um nome que você consiga identificar facilmente quando tiver várias turmas criadas. Exemplo: Ciências 7ºA. Em seguida, clique em "Criar".
Observação: os demais campos "Seção", "Assunto" e "Sala" não são obrigatórios.
Após clicar em "Criar", pronto! O Google irá criar uma sala de aula para você que aparecerá logo em seguida (pode demorar um pouquinho). Essa sala já estará pronta para você adicionar seu estudantes.
Agora vamos ver alguns detalhes importantes!
Como adicionar estudantes na minha sala de aula virtual?
Há duas formas:
- Código da turma: nesse caso, você deverá pedir para os seus alunos entrarem no Google Classroom (conforme explicado acima). Peça para eles clicarem no "+" e, em seguida, em "Participar da turma". Será solicitado que eles adicionem o código de uma turma para poder ingressar. Você, professor, deverá passar para eles o código que aparece na capa da turma, como mostrado a seguir.
Obs: no aplicativo do Google Classroom no celular, clique nas configurações (símbolo da engrenagem) para obter o código da sua turma.
2. Enviar um convite: nesse caso, você precisará dos e-mails dos seus alunos para enviar convite solicitando o ingresso na sua turma. Como convidar: no Classroom há um menu superior com 4 abas. Clique na aba "Pessoas".
Você será direcionado para o ambiente de controle de membros da sua sala de aula. Ao entrar, clique no símbolo indicado na imagem a seguir.
Obs: clique no símbolo que está no tópico "Alunos". Cuidado para não clicar no símbolo que está no tópico "Professores".
Após clicar, abrirá uma janela para você inserir o e-mail dos seus alunos. Você pode inserir vários de uma única vez.
Após inserir todos os e-mails desejados, clique no botão "Convidar". Os seus alunos receberão no e-mail um convite para ingressar na sua turma. Caso queira convidar um outro professor, o procedimento é o mesmo. A diferença é clicar no ícone pertencente ao tópico "Professores".
Como adicionar materiais e atividades?
Agora que você já convidou os seus alunos, hora de postar os materiais e atividades!
Clique na aba "Atividades" no menu superior.
Você será levado(a) ao ambiente do Classroom para adicionar materiais e atividades para os seus alunos.
Aqui é possível criar atividades, atividades com teste, pergunta e material. Para isso, é só clicar no botão "Criar" que aparecerão as opções.
Semelhanças entre as opções
- Anexar arquivos do seu Google Drive, adicionar um link para um site, um arquivo do seu computador ou vídeo do YouTube.
- Criar, diretamente no momento da criação da atividade/material, arquivos usando os aplicativos do Google: Documentos, Apresentações, Planilhas, Desenhos e Formulários.
- Publicar no momento que você criou ou programar para um dia e horário que você achar melhor. Também é possível salvar como rascunho caso você queira terminar de criar posteriormente.
Diferenças entre as opções
- As opções atividades, atividades com teste e pergunta permitem que você escolha uma pontuação. Há possibilidade de informar que a atividade não possui nota.
- As opções atividades e atividades com teste permitem que você adicione quais são os critérios de avaliação (ferramenta "Rubrica"): descrever cada critério e colocar uma pontuação para cada. Esse recurso é opcional.
- A opção "Pergunta" possibilita que os estudantes vejam ou não a resposta dos colegas e comentem sobre ela.
- Na opção "Material" não é possível dar notas e nem adicionar critérios de avaliação por se tratar de conteúdo informativo.
E para que serve o mural?
Esse ambiente chamado "Mural" serve para você postar recados para os seus alunos (que podem ser postados na hora ou serem programados), além de servir também como um feed de notícias da sua sala de aula. Toda vez que você posta uma atividade ou material, essa informação aparece no mural. Além disso, os alunos recebem uma notificação por e-mail e no aplicativo do Google Classroom, caso eles o tenha instalado no celular.
Do lado esquerdo, os alunos têm acesso a um resumo das próximas atividades que eles devem fazer (campo "Próximas atividades").
Você, professor(a), tem a opção de fazer ajustes de permissão para o mural. É possível permitir que qualquer estudante publique mensagens no mural; é possível permitir que os estudantes apenas comentem o que você publicar; e é possível permitir que apenas você publique e comente. Para alterar as permissões, clique na engrenagem na parte superior direita da sua tela.
Aba "Notas"
Essa aba trará um resumo para você de todas as atividades com as notas de todos os seus alunos, como mostrado na imagem a seguir. Também é possível ver a média da turma em cada atividade.
Essa tabela aparecerá para você, no formato acima, à medida que você for adicionando tarefas e também os estudantes na sua sala de aula.
Dica!
Quando você cria uma sala de aula, o Google escolhe aleatoriamente a imagem de capa. Mas é possível alterá-la: ou você escolhe outra do banco de temas do Google ou você faz upload de um arquivo do seu computador.
Pronto! Agora você sabe tudo para criar a sua sala de aula virtual gratuita!
Qualquer dúvida, poste um comentário abaixo. :)
Siga-nos no Instagram @crtegama e acompanhe o nosso canal no Telegram: t.me/crtegama para receber atualizações sobre os nossos artigos.
Ufa... Enfim algo que eu possa comentar... No Telegram de vocês está como canal e não dá para comentar nada... Seria interessante associar um grupo ao canal... Ou usar algum recurso que permita comentário... Enfim... Nessa reportagem https://bit.ly/2JIpTBL eles falam que a SEEDF irão usar o Moodle (provavelmente o da EAPE) como plataforma para as atividades mediadas por tecnologia, mas eu perguntei N vezes na 'live' de hoje ao Davi Nogueira (via https://www.youtube.com/watch?v=narkyLO-oSQ) por que eles não utilizariam o G-Suite para esse fim, pois é algo que já está na SEEDF há 3 ou 4 anos, é simples de usar, tem aplicativo para celular (a maior parte do acesso dos estudantes é pelo celular) e cheguei a listar algumas vantagens que vejo em usar o Google Sala de Aula
ResponderExcluirVantagens do Google Sala de Aula:
1) todos os estudantes já têm uma conta google
2) há aplicativo para acessar o ambiente, coisa que é um pouco mais difícil para o Moodle
3) é possível integrar com o Google Meet e praticamente ter uma aula em que os estudantes realmente falam com o professor (por voz ou texto).
4) o Google Meet está no pacote do Gsuite e é muito fácil de usar e ainda GRAVA AS AULAS DADAS permitindo que seja acessado pelos estudantes depois, em outros momentos.
Enfim... Agora eu vejo vocês falando de criar salas e eu acho isso muito legal, mas vocês chegaram a falar com essa equipe que está pensando nessas atividades mediadas por tecnologia?
Grande abraço
Luís Cláudio LA
Olá, Luís.
ExcluirEm relação à comunicação conosco, isso pode ser feito pelo nosso instagram (comentários ou no direct) ou pelo nosso e-mail nte.gama@edu.se.df.gov.br. Nós optamos por criar um canal no Telegram, e não um grupo no WhatsApp, porque no canal as informações ficam organizadas e sem interrupções. Assim, é de fácil acesso para qualquer um que entrar no canal em qualquer momento.
Em relação à plataforma a ser adotada pela SEEDF, será o GSuite a princípio (ou seja, com o uso do Google Sala de Aula). A plataforma está sendo preparada para cadastro dos estudantes e professores e, assim, favorecer a utilização. A Subsecretaria de Tecnologia deve lançar uma nota oficial na próxima semana.
Aconselho aguardar a nota oficial da SEEDF.
Abraços!
Bom dia, entendi todos os procedimentos
ExcluirContudo não tenho nenhum contato com meus alunos nas redes sociais
Como eles vão saber desses códigos? Tem semanas que criei as turmas e até agora nenhum aluno procurou
Entendi os procedimentos mas penso que para uma turma de Educação Infantil, o acesso ao Google Sala de Aula , vai ser algo bem complicado e muitas vezes até difícil para a realidade de alguns alunos.
ExcluirBom dia professores/as! Minha dúvida: sou readaptado. Não seria outro curso específico para readaptados/as?
ExcluirGostei do material!
ExcluirTodos os alunos tem que ter conta google e e-mail do gmail?
ResponderExcluirOi, Ruth.
ExcluirNão precisa que todos tenham conta gmail, mas precisa que eles tenham uma conta Google. É possível criar um conta Google sem ser com o gmail.
Conheço um pouco do Google classroom,como aluna pois minha filha de 7 anos desde o início do isolamento está utiliza ndo
ResponderExcluirBom dia andré, ano passado tive acesso ao gsuite. Com um professor e amigo. Gosto muito dessa ferramenta e já utilizo no dia a dia, em meu trabalho na sala de aula e na escola.
ResponderExcluirGostei da forma ilustrativa da explicação.
ResponderExcluirPretendo continuar usando esse recurso nesse momento de isolamento. Espero que os alunos consigam se cadastrar satisfatoriamente @estudante.se.df.gov.br
ResponderExcluirMuito boa as explições !
ResponderExcluirExclente!
ResponderExcluirAinda não tive muito contato com estas tecnologia, já estava escrita no curso desde o inicio do ano, pois quero aprende muito com vocês.
ResponderExcluirBom dia! Gostaria de saber como adicionar um vídeo ou imagem que esta na minha galeria
ResponderExcluirComo colocar aquela bolinha no expoente do 7 (no exemplo de turma citado)?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluir7° <- este? Está no teclado numérico do Android = !#1 2/2
Excluir7° <- este? Está no teclado numérico do Android = !#1 2/2
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOLá, já uso o Classroom nas minhas turmas da faculdade onde leciono. É muito prático
ResponderExcluirMuito complexo, mas se esforçando para aprender.
ResponderExcluirExcelente explicação!
ResponderExcluirGostei da didática. Muito bem explicado.
ResponderExcluirBom dia! Há alguns dias, tentei convidar um aluno pelo e-mail do estudante e
ResponderExcluirapareceu uma mensagem que não era possível. Não entendi o porquê?
bom dia
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluirBom dia! Este será mais um desafio.
ResponderExcluirBom dia!Conheço pouco de ferramentas do Google,porém estou com muitas expectativas em relação aos cursos on line.
ResponderExcluirValiosas explicações!
ResponderExcluirComo esponja, como disse minha vice-diretora, na absolvição de conhecimento dia a dia. Fico feliz pela positividade repassada pelos que já utilizam a ferramenta. Avancemos!!!
ResponderExcluirValiosas explicações!
ResponderExcluirExcelente material!
ResponderExcluirGostei! Pareceu bem pratico. Espero saber utliza-lo com destreza na minha pratica
ResponderExcluirExcelente dicas!
ResponderExcluirBacana!
ResponderExcluirBom dia professor André e demais colegas de curso. Espero aprender muito pois nunca tive acesso ao googleclassroom é a primeira vez e, parece ser muito interessante....
ResponderExcluirMuito bem explicado!
ResponderExcluirBastante claro e objetivo!!
ResponderExcluirCom esse tutorial consegui formar a minha turma! Mais aliviada! KKK
ResponderExcluirÓtimo material!
ResponderExcluirGostei das explicações!
ResponderExcluirVamos nos reinventa.
ResponderExcluirJá utilizo essa ferramento e gosto bastante. Parabéns pela explicação simples e clara!
ResponderExcluirComeçando a clarear as ideias. Texto bem explicativo !! obrigada
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigada por este momento de aprendizado.
ResponderExcluirExplicação bem didática.
ResponderExcluirUm pouco complicado. Mas vamos insistindo, uma vez que será obrigatório o uso dessas ferramentas no atual contexto.
ResponderExcluirMuito Boa a explicação!!!
ResponderExcluirMuito Bom!!!
ResponderExcluirExcelente explicação.
ResponderExcluirEstou aprendendo a lidar com essa tecnologia apesar da dificuldade.
Bom dia. Texto bem explicado. Obrigada
ResponderExcluirExplicação bem prática e fácil de entender.
ResponderExcluirÓtimo
ResponderExcluirÓtimo
ResponderExcluirBastante esclarecedor.
ResponderExcluirMuito bem explicado, mas para isso temos que executar todas as tarefas apresentadas.
ResponderExcluirObrigado pelas explicações.
ResponderExcluirMuito esclarecedor 😊
ResponderExcluirMuito bom! Simples, claro e objetivo.
ResponderExcluirExplicação bem prática e com certeza vai facilitar o uso da ferramenta.
ResponderExcluirParece ser bem prático.
ResponderExcluirBom dia. Excelente material, bem objetivo e prático. Obrigada.
ResponderExcluirExplicação clara e coerente. Só a parte visual de alguns tópicos está um pouco ilegível.
ResponderExcluirSão muitos passos, que devem ser observados lentamente a fim de que a pessoa que está acessando não se perca. Como disse o colega acima, temos de absorver todas as informações possíveis, porquanto a tecnologia já faz parte de nossas vidas e está chegando, tardia, às escolas.
Vamos começar a fazer!
ResponderExcluirTudo muito bem explicado. Agora preciso ir passo a passo para conseguir realizar tudo.
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirÓtima explicação!
Muita informação para absorver, visto que este é meu primeiro contato.
As explicações estão bem claras, consegui criar minha turma seguindo os passos. Agora o desfio é incluir os alunos. Bom trabalho a todos!
ResponderExcluirAté que não é tão difícil criar uma turma, quanto eu imaginava.
ResponderExcluirBoa explicação.
ResponderExcluirExcelente material!
ResponderExcluirBem didatico para quem não conhece e nem maçante para quem ja trabalha com a ferramenta. Parabéns.
ResponderExcluirBom dia! Muito bem explicado
ResponderExcluirBem explicado.
ResponderExcluirÓtimo
ResponderExcluirÓtima explicação! Bem didática, clara e bem concisa! Parabéns! Gostei bastante
ResponderExcluirGostei muito das explicações. haverá um momento específico para criarmos uma sala de aula, ou já podemos agora?
ResponderExcluirExcelente material e linguagem acessível.
ResponderExcluirEsclarecedor, obrigada!
ResponderExcluirBem explicado.
ResponderExcluirSou leiga no uso das ferramentas google para educação, por isso, estou bem apreensiva. O texto explicativo foi bem claro, espero que consiga aplicá-lo de maneira efetiva.
ResponderExcluirBOM DIA
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirCom esforço, conseguiremos nos reinventar nessa nova modalidade de ensino.
ResponderExcluirBem ao longo dos anos de secretaria fiz vários cursos, mas sempre deixei de lado os cursos voltados para tecnologia, hoje a conta chegou, percebo que mesmo as orientações estejam claras sentirei muita dificuldade, acho que pegarei o ritmo não nesse momento, como tudo na vida é desafios, vamos lá.
ResponderExcluirExcelente! Parabéns para a equipe pelo material muito didático. Turma criada. Como tenho grupo das famílias no whatzap , espero convida-los ao final da semana após concluir esses cursos para preparar-me melhor.
ResponderExcluirRealmente muito bem explicado. A tecnologia sempre inovando.
ResponderExcluirBom dia ! Gostei, bem explicadinho, aprendendo um pouquinho mais.
ResponderExcluirEspero aprender muito e conseguir colocar em prática o que por aqui for ensinado.
ResponderExcluirInformações sobre abertura de sala no Google Classroom, ok! Obrigado!
ResponderExcluirMuito bom esse pdf
ResponderExcluirGostei!
ResponderExcluirÓtima explicação! Estou aprendendo aos poucos.
ResponderExcluirObrigado!
Bom dia. Pronto pra criar as turmas... Mas uma pergunta que não foi respondida: como terei acesso aos alunos e consequentemente incluí-los nas turmas?
ResponderExcluirExcelente material! Obrigada!
ResponderExcluirNo início parece tudo muito complicado, mas a plataforma é bem didática.
ResponderExcluirÓtima explicação, formato bem didático.
ResponderExcluirdando um passo de cada vez
ResponderExcluirBom dia! Muito bem explicado.
ResponderExcluirOk, turmas criadas.
ResponderExcluirBom dia! Excelente explicação. Será mais um desafio!
ResponderExcluirEstou utilizando o Classroom há 3 meses com meus alunos.
ResponderExcluirÉ uma ferramenta excelente, e que facilita demais a organização do trabalho e a distribuição das atividades. Super recomendo.
Acredito que esta ferramenta fará parte do NOVO NORMAL da humanidade. Espero que alcance os nossos alunos
ResponderExcluirMuito bom!!
ResponderExcluirMuito bom!!! Há males que vem para o bem. Ao menos uma coisa positiva nisso tudo. Os professores agora poderão usar essa magnifica ferramenta. Mudar um pouco o ambiente. Quem sabe, até dar um upgrade na profissão. O que a principio parece complicado na verdade revela-se um ótimo facilitador de nossas atividades.
ResponderExcluirExcelente material
ResponderExcluirBom dia! Obrigada pela explicação clara e objetiva.
ResponderExcluirAdorei a forma exposta dessa aula. Super didática e de fácil compreensão. Parabéns à equipe que planejou e executou essa aula!
ResponderExcluirEstou aprendendo, mas ansioso neste primeiro momento. Espero superar essa ansiedade. Tudo novo para mim trabalhar com esses tecnologias.
ResponderExcluirTop demais!
ResponderExcluirSão muitas informações, mas na prática colocaremos todo esse conhecimento a prova. Espero,rsrsrsrs.
ResponderExcluirGostando muito dessa nova perspectiva de aprender a trabalhar o ambiente escolar através das tecnologias. Apesar de tudo ser muito novo e desafiador, mas com interesse e perseverança se alcança o bom resultado.
ResponderExcluirInformações preciosas para quem, como eu, está começando a se familiarizar com esse modelo!
ResponderExcluirExplicação objetiva. Gostei muito.
ResponderExcluirE se nem todos os alunos conseguirem entrar na turma ? como resolver essas pendencias?
ResponderExcluirBom dia. Como vocês disseram várias escolas já estão usando o google classroom para tentar diminuir as defasagens da educação no tempo de pandemia. E a escola onde trabalho também criou turmas para o pessoal, que já utilizamos desde o começo. Queria saber o seguinte, recebo e-mail de todos os comentários de todos os alunos de todas as matérias que eles estão fazendo. Gostaria de receber só e-mails relacionados a minha matéria e as atividades que eu postei. Isso é possível? A minha caixa de e-mail fica lotada de coisas que não dizem respeito a mim e isso atrasa sobremaneira eu identificar o que é importante ou não no momento.
ResponderExcluirEsclarecedor!
ResponderExcluirExcelente detalhamento
ResponderExcluirInformações de relevância, o problema é como iremos capacitar nossos alunos e responsáveis para que eles acessem e saibam utilizar as ferramentas também.
ResponderExcluirÓtima explicação
ResponderExcluirSou professora readaptada, não tenho alunos, mas espero poder ajudar meus colegas com o aprendizado do uso dessas ferramentas.
ResponderExcluirok!
ResponderExcluirok, ainda inseguro para realizar
ResponderExcluirBoa explicação!
ResponderExcluirMuito boa e esclarecedora sua explicação
ResponderExcluirBom dia. Estou tentando aos poucos me apropriar desses conhecimentos, mas quero aprender assim lentamente para não me perder pelo caminho.
ResponderExcluirMaterial bem explicado. Espero aprender
ResponderExcluirMuito bom revisar o procedimento. Já tinha informações e agora, estou tranquila, sem qualquer dúvida!!!
ResponderExcluirA teoria está perfeita, agora a prática... vamos que vamos!!!
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirTudo novo para mim e acredito que para boa parte dos colegas!
Muita coisa ao mesmo tempo, mas junt@s nos ajudaremos e venceremos as dificuldades.
Bjus!
Bom dia! Também agradecido pela explicação do uso do classroom
ResponderExcluirConfesso que sempre tive um certo bloqueio em utilizar mais ferramentas da tecnologia para me auxiliar, utilizava o básico mesmo. Percebo que a partir do momento que conseguir dominar essas ferramentas, mesmo após esse período em que teremos que trabalhar a distância, poderei continuar utilizando o Google Classroom para facilitar o meu trablaho.
ResponderExcluirExcelente! Muito esclarecedor!
ResponderExcluirok, corroborou bem.
ResponderExcluirConteúdo esclarecedor!
ResponderExcluirObrigada!
Excelente explicação, clara, objetiva e de fácil compreensão. Muito obrigada.
ResponderExcluirBom dia. Há a possibilidade de excluir a turma?
ResponderExcluirÓtima explicação!
ResponderExcluirBom dia! excelente explicação
ResponderExcluirAprendendo coisas novas!
ResponderExcluirAcredito que vou aprender.
ResponderExcluirRealmente muito bem explicado, confesso que sou iniciante neste procedimento! O que me aflige é o fato de acesso a todos os alunos. especialmente aqueles mais carentes, sem a possibilidade de possuir as ferramentas adequadas, como internet ou até mesmo um celular.
ResponderExcluirÓtimo material!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirEu já tinha criado uma turma no e-mail normal, tenho que deletar a turma e criar uma no gsuite da secretaria?
Bom dia!
ResponderExcluirEu já tinha criado uma turma no e-mail normal, tenho que deletar a turma e criar uma no gsuite da secretaria?
Muito didático.
ResponderExcluirMuito boa explicação.
ResponderExcluirBom conteúdo. Esclarecedor.
ResponderExcluirExcelente ferramenta! Só que para minha realidade atual (Educação Infantil) não vejo viabilidade de acesso dos alunos.
ResponderExcluirÓtimo material.
ResponderExcluirMuito esclarecedor!!!
ResponderExcluirNossa! Depois de começar a entender o uso da tecnologia ao nosso favor, nem quero mais voltar pra sala de aula física.Estamos perdendo tempo e desperdiçando o uso da tecnologia no dia a dia na sala de aula.Precisamos nos atualizar e levar esses recursos para nossos alunos.Estou amando, mesmo sabendo que vou ter que aprender usar essas ferramentas.
ResponderExcluirGostaria de saber como os alunos do ensino fundamental anos iniciais terão acesso as salas de aula. Eles serão cadastrados pela secretaria ou terão que fazer por conta própria? Obrigada.
ResponderExcluirVou dizer a verdade, sou meio antiquado mas posso aprender bastante no decorrer do curso.
ResponderExcluirÓtima explicação. No caso de estudantes menores de 13 anos, como seria a criação do email? Trabalho em escola classe.
ResponderExcluirA explicação foi bem didática.
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirGostaria de saber mais sobre essa possibilidade de "programar" postagem de atividades:
" Publicar no momento que você criou ou programar para um dia e horário que você achar melhor. Também é possível salvar como rascunho caso você queira terminar de criar posteriormente".
Quais os passos para essa opção "programada"?
Obrigada!
Muito bom o material, bem didático e simples.
ResponderExcluirexplicação clara e objetiva. Agora é praticar!
ResponderExcluirexcelente tutorial
ResponderExcluirEsclarecedor!
ResponderExcluirNossa! Depois de começar a entender o uso da tecnologia ao nosso favor, nem quero mais voltar pra sala de aula física.Estamos perdendo tempo e desperdiçando o uso da tecnologia no dia a dia na sala de aula.Precisamos nos atualizar e levar esses recursos para nossos alunos.Estou amando, mesmo sabendo que vou ter que aprender usar essas ferramentas.
ResponderExcluirBom dia. Esclareceu um pouco, agora é a prática.
ResponderExcluirBom material. Preferi imprimir para não estressar meus olhos com o brilho da tela.
ExcluirBom dia, gostaria de saber se já é pra tentar criar ou será somente depois?
ResponderExcluirOlá, eu já havia criado uma turma e a maioria dos meus alunos já tinham aceitado os convites, agora percebi que tem uma outra turma, mas vazia. Posso continuar usando a mesma que eu crie ou essa nova que surgiu?
ResponderExcluirBoa tarde! Utilizo como aluno, minha filha está utilizando na sua escola, muito bem explicado. Espero conseguir montar minha turma e inserir meus alunos.
ResponderExcluirAte agora o passo a passo foi tranquilo. Bem didático. Sou professora de teatro da Escola Parque 308 Sul e a nossa dinâmica de sala de aula e muito vivencial, acredito que usarei muitas postagens de vídeo e os retornos das atividades também por vídeo por parte dos alunos, mas como são alunos de 07 a 11 anos vão precisar da supervisão e auxílio dos familiares. Helena Gobbi.
ResponderExcluirOk
ResponderExcluirBom dia! Até agora não ficou claro se o BIA também irá utilizar o Google sala de aula. Espero que sim!
ResponderExcluirok.
ResponderExcluirMuito bem explicado.
ResponderExcluirCom as explicações e ilustrações parece que é tranquilo. vamos ver na prática!
ResponderExcluiresse material ficará disponível aqui para sempre que precisarmos revisitar?
Esse*
ExcluirOK. Informações recebidas, vamos ver na prática.
ResponderExcluirSeguindo o passo a passo fica tranquilo, agora é praticar.
ResponderExcluirO material está numa linguagem de fácil entendimento. Excelente. Consegui montar a turma e acrescentar convidados.
ResponderExcluirComo meus filhos já estão usando esse espaço para terem aulas, não senti muita dificuldade nesses passos. Achei o material muito explicativo.
ResponderExcluirComo tenho TDAH, precisei anotar todos os passos, meu aprendizado é mais lento mas estou me esforçando. Consegui, ao final, visualizar essa primeira etapa. Obrigada
ResponderExcluirMaterial excelente!
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluirBom dia!!! Achei tudo muito sucinto, explicado e detalhado. Excelente tutorial para utilizarmos o GSuite como ferramenta indispensável no nosso teletrabalho.
ResponderExcluirÓtimo material! Vejo que a turma é bem heterogênea quanto ao conhecimento específico que buscamos aqui, isso me tranquiliza muito. Vamos em frente.
ResponderExcluirNão quero continuar "unknown", o que devo fazer?
ResponderExcluirexcelente material
ResponderExcluirVamos agora praticar! Obrigada pelas explicações!
ResponderExcluirExplicação bem simples e fácil de entender.
ResponderExcluirEngatinhando!
ResponderExcluirPraticidade é fundamental.
ResponderExcluirÓtima explicação, bem detalhada. Espero que tenha algo assim para os pais e alunos, pois terão muita dificuldade quando forem acessar a plataforma.
ResponderExcluirVamos em frente
ResponderExcluirObrigada pelas orientações!
ResponderExcluirMuito bem explicado o passo a passo. O programa é excelente mas daí você usar ele numa realidade como a do Paranoá que a grande maioria não tem e-mail, acesso a internet, telefone é só para "constar" mesmo. Não irá atingir quase ninguém, infelizmente.
ResponderExcluirBoa tarde! A princípio achei ótima a ideia da criação da sala de aula. Porém, como esses conteúdos serão transmitidos aos alunos especiais? Trabalho com classe de Deficientes Intelectuais, que estão em processo de alfabetização.
ResponderExcluirMaterial muito bom. Bem didático!
ResponderExcluirMinha dúvida é se já podemos criar turma?
Obrigada pelas informações.
ResponderExcluir