A plataforma Blogger e suas possibilidades educacionais
Hoje em dia você deve ouvir muito as palavras "blog" ou "blogueira(o)", não é mesmo?
Com a popularidade de alguns canais do YouTube, passamos a conhecer um pouco do universo dos digital influencers, que, em sua maioria, começou nesse universo por meio de páginas de blogs criadas e alimentadas por eles. Os conteúdos dos blogs são variados: vão desde autoajuda, à páginas sobre moda, dicas de saúde, de beleza, e claro, sobre educação. Saiba que a ferramenta blog está disponível há tempos, e uma das ferramentas bastante utilizada é o Blogger, uma ferramenta da gigante Google. Vamos conhecer um pouco essa ferramenta?
O que é o Blogger?
O Blogger é uma ferramenta utilizada para criar blogs disponibilizada pelo Google gratuitamente. É muito parecido com o WordPress (sistema livre e aberto de gestão de conteúdo para a internet, voltado para a criação de páginas eletrônicas e blogs). Para usar o Blogger você não precisa ser expert em informática, pois é bem fácil de gerenciar. Porém, você precisa estar logado em uma conta Google, ou seja, se você não possui uma conta precisa criá-la. Ao adentrar na interface da plataforma você perceberá que tudo é muito intuitivo. Logo, aparecerá uma janela, onde você deve informar o título e o endereço escolhidos para seu blog. Após isso, você poderá escolher alguns dos temas (templates) disponíveis pelo Blogger, para personalizar sua página. Também pode adicionar um tema externo à plataforma, conforme sua preferência. Pelo fato do serviço oferecido pelo Blogger ser do Google, outra vantagem em usá-lo, é a permissão de anúncios na página por meio do Google Adsense, permitindo a monetização da página, na medida em que os anúncios são acessados. Já deu para ter uma ideia sobre como é fácil ter um blog, né?
Como utilizar essa ferramenta no meio educacional?
Se Você professora ou professor tem o hábito de procurar atividades, textos ou outras informações para seus alunos na internet, já deve ter observado que existem muitos blogs que contam com informações, dicas e tarefas disponíveis para auxiliar o trabalho educativo. Então, você pode, por exemplo, criar um blog para a escola em que trabalha, postando notícias sobre eventos, reuniões pedagógicas e demais atividades realizadas. Se você é professora ou professor dos anos iniciais do ensino fundamental, pode criar um blog para sua turma, estabelecendo um meio de divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos, apresentações culturais, feira de ciências, estabelecer comunicação com os pais, etc. Use a sua criatividade!
Outras sugestões de blogs que podem ser criados:
- Clube de ciências;
- Jornal da turma / escola;
- Sobre gincana escolar;
- Sobre PAS / ENEM;
- Projetos desenvolvidos pela turma ou pela escola;
- Produções textuais;
Enfim, são muitas as possibilidades de uso do blog. Bem, agora que você conheceu um pouco sobre o universo dos blogs, que tal criar um?
Para mais informações sobre a ferramenta, acesse:
Ficou com alguma dúvida ou deseja dar sugestão? Comente aqui embaixo!
Siga-nos no Instagram @crtegama e no nosso canal do Telegram t.me/crtegama
Achei que fosse algo muito difícil, mas pelo visto é tranquilo criar um blog.
ResponderExcluirSempre tive dúvidas sobre Blog rsrsrs. Esclarecedor
ResponderExcluir