Como usar redes sociais na educação?

Atualmente, as redes sociais e aplicativos de mensagem estão muito populares em todas as idades. Todos os dias, vemos compartilhamento de notícias, vídeos, imagens e informações, o que alterou profundamente a nossa forma de se comunicar. 

É possível utilizar todo esse poder interativo na educação? 

person holding Android smartphone


A resposta é sim! Você aprenderá nesse artigo como criar atividades e interações com os seus estudantes usando as plataformas Facebook, Instagram, Telegram e WhatsApp.

Facebook


black Samsung Galaxy Note 5



Criação de uma página

O Facebook permite a criação de páginas, cujas publicações aparecem no feed de notícias e/ou nos stories dos seus inscritos que podem ser convidados ou podem entrar por vontade própria. Nas páginas, somente o dono dela e seus administradores podem publicar. 
Para aplicar na educação, você pode criar uma página da sua disciplina que envolva todos os seus estudantes. 

Nessa página, pode-se publicar:
  • Dicas da sua matéria veiculadas por imagem e vídeos (gravados por você ou de um terceiro do YouTube por exemplo);
  • Publicar alguma mensagem/recado para os seus alunos;
  • Montar uma Watch Party ou também chamada de Sala de vídeo. Nesse caso, você seleciona um vídeo da lista do Facebook ou da sua página ou faz uma transmissão ao vivo para os seus alunos cadastrados na sua página. E qual a diferença entre publicar um vídeo no feed e essa ferramenta? Na Sala de vídeo, os alunos assistem vídeos ao mesmo tempo e podem interagir um com os outros durante a transmissão.
Criação de um grupo

Outra ferramenta presente no Facebook é a criação de um grupo. Grupos costumam ter acesso restrito de acordo com a configuração estabelecida por você no momento da criação. Você pode selecionar o nível de privacidade como privado (somente os membros do grupo podem ver quem está no grupo e o que é publicado nele) ou público e também selecionar se o grupo é visível para qualquer pessoa encontrá-lo ou se somente os membros do grupo podem vê-lo. Além disso, os membros podem fazer publicações (o que é diferente da página, como explicado acima).

No grupo, pode-se publicar:
  • Dicas da sua matéria veiculadas por imagem e vídeos;
  • Solicitar que um aluno a cada dia ou semana publique algo sobre a disciplina;
  • Publicar alguma mensagem/recado para os seus alunos;
  • Permitir que os alunos publiquem dúvidas e sugestões;
  • Fazer um vídeo ao vivo (plantão de dúvidas, por exemplo);
  • Montar uma Watch Party ou também chamada de Sala de vídeo;
  • Montar uma enquete. Exemplo: perguntar para os seus alunos qual o conteúdo que eles tiveram mais dúvida e, a partir dessa informação, montar um vídeo;
  • Agendar um evento. Exemplo: agendar quando serão as provas;
Essas são possíveis ideias. A sua criatividade é o limite!

Instagram

person holding phone


Criação de um perfil da sua disciplina

Para não associar com o seu perfil pessoal, você pode criar um perfil da sua disciplina ou "da sua imagem" como professor para ser seguido pelos seus estudantes. Nesse perfil, você poderá publicar dicas no formato de imagens, o conteúdo da prova, videoaulas pelo IGTV (canal dentro do Instagram), vídeos curtos nos stories e fazer transmissões ao vivo da sua aula. 

Também é possível criar um perfil de uma escola para ser seguido pelos estudantes e responsáveis com informações sobre reuniões de pais, eventos escolares, semana de provas dentre outros. Pode-se, inclusive, fazer transmissões ao vivo de eventos da escola e das reuniões de pais.

Telegram

person using smartphone


Criação de um canal

No Telegram, é possível criar um canal de informações (não é canal de vídeos). Nesse canal, apenas os administradores podem publicar, o que transforma essa ferramenta em um feed de notícias agrupado por tema. A possibilidade de apenas os administradores publicarem permite que as informações fiquem organizadas sem interrupções, possibilitando que os integrantes achem de forma fácil qualquer informação de seu interesse. Também não é possível que os membros vejam o contato um dos outros. Somente os administradores têm acesso.
Essa é uma ótima ferramenta para os professores postarem conteúdos, dicas, indicação de vídeos, videoaulas etc. Também é uma ótima ferramenta para a escola ter como canal de informativos para os responsáveis.

Criação de um grupo

O grupo no Telegram é muito semelhante ao grupo de WhatsApp que estamos acostumados. A diferença é que o limite de integrantes é consideravelmente maior - até 200 mil membros. Também é possível editar as mensagens, o que não é possível no WhatsApp. 
Como professor, você pode criar um grupo caso queira que aja interação entre os alunos e entre você e os alunos. Da mesma forma do canal, você pode publicar dicas, conteúdos, informações etc.

Whatsapp

person holding smartphone


Criação de um grupo

Você pode criar um grupo com todos os seus alunos ou grupos separados por turmas. Poste dicas, conteúdos, informações etc. Muito semelhante ao que foi descrito no Telegram. 

Stories

Você pode publicar vídeos curtos e imagens com dicas e informações importantes. Nesse caso, para que os seus alunos tenham acesso, você terá que informar o seu número para eles.
A escola pode ter um WhatsApp comercial para que os responsáveis possam entrar em contato para tirar dúvidas e fazer solicitações. Uma outra ideia é montar um grupo com essa conta comercial para ser um canal oficial de informações.

Essas foram algumas sugestões de uso das redes sociais. Tem outra ideia de aplicação? Comente com a gente abaixo! 

Siga-nos no instagram @crtegama e acompanhe as atualizações do blog pelo canal do Telegram t.me/crtegama






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Google Classroom: sua sala de aula virtual

Como utilizar a ferramenta Apresentações Google em suas aulas

Como adicionar áudio no Google formulários