Storyboard: criação de histórias em quadrinhos online
Um dos grandes desafios dos profissionais de educação é lecionar de forma criativa e atrativa para os seus estudantes, além de tentar garantir que a aprendizagem seja efetiva. Então, que tal reunir aprendizado, criatividade e diversão em uma única ferramenta? Isso é possível usando o Storyboard That! Essa ferramenta já conta com diversos layouts, cenários, personagens em diversas épocas históricas, balões de fala dentre outros elementos, permitindo assim, a criação de histórias em quadrinhos online de forma simples e prática!
Com essa ferramenta, você pode pedir para os seus estudantes criarem histórias em quadrinhos para colocar em prática os conhecimentos adquirido nas suas aulas.
Exemplo de história criada no Storyboard That |
Exemplos de aplicação:
- História: criar uma história que retrate as características da sociedade de uma época;
- Português e idiomas estrangeiros: criar uma história usando os vocabulários e estruturas que aprenderam em aula;
- Matemática: criar uma história que exemplifique um conteúdo aprendido;
- Ciências/Biologia/Geografia: criar uma história que exemplifique os conceitos sobre um determinado conteúdo visto em sala;
- Educação física: criar uma história que exemplifique a importância do esporte, as regras de um esporte;
- Química/Física: criar uma história sobre as causas e consequências de um experimento, aplicação prática da parte teórica
Como usar?
Para acessar a plataforma, seus alunos deverão entrar no site https://www.storyboardthat.com/pt e fazer um cadastro rápido que pode ser com a conta Google ou Facebook, por exemplo.
Após realizar o cadastro, será redirecionado ao ambiente de criação do primeiro storyboard. Nesse ambiente, os alunos terão acesso a todos os templates conforme citado acima.
Exemplo do ambiente de criação do Storyboard That |
Após finalizar a história, os alunos poderão salvar em alguns formatos:
- pacote de imagens: cada "quadrinho" é exportado separadamente em um arquivo compactado;
- imagem de alta resolução: um arquivo grande com a história toda em um único arquivo;
- PDF;
- no formato de slides (PowerPoint ou Google Slides);
- imagem otimizada para as redes sociais;
- GIF animado
A partir desses formatos, você pode escolher qual a melhor forma dos alunos apresentarem as suas histórias.
Será que realmente funciona para fixar a aprendizagem do conteúdo?
Seguindo a pirâmide de aprendizagem de William Glasser, atividades práticas como escrever, interpretar, demonstrar dentre outros, oferecem uma possibilidade de absorção do conteúdo de 80%. E atividades como resumir, elaborar, ilustrar aumentam essa absorção para 95%. Dessa forma, a criação de história em quadrinhos permite que os estudantes tenham uma aprendizagem eficaz ao permitir que eles usem sua criatividade, façam demonstrações do conteúdo, elaborem histórias e exemplifiquem a parte teórica.
Confira a imagem a seguir da pirâmide.
Fonte: https://www.pinterest.de/pin/417638565438808958/
Como usar no ensino à distância?
Após uma aula teórica usando uma videoaula, por exemplo, você pode pedir para os seus estudantes criarem uma história em quadrinhos como um trabalho prático sobre o conteúdo abordado, solicitar para eles postarem suas histórias no Ambiente Virtual de Aprendizagem de forma visível para todos e pedir para os colegas comentarem sobre as histórias um dos outros.
Dúvidas? Comente abaixo nos comentários!
Siga-nos no Instagram @crtegama e também no canal do Telegram para receber as atualizações das postagens.
|
Comentários
Postar um comentário