Abordagem didática de memes nas aulas



Nazaré confusa


Você já deve ter percebido que apesar de já existirem há algum tempo, os memes estão cada vez mais ganhando espaço no ambiente virtual, seja por meio de imagem, GIFS, expressões difundidas nas mídias sociais ou por meio de vídeos.Existem memes sobre os mais diversos assuntos, que vão desde sátiras aos eventos do dia a dia, à temas relacionados à política, todos com um aguçado e peculiar senso de humor. Mas será que dá para utilizar esse recurso em sala de aula?  
Bem, antes de tudo, é necessário conhecer um pouco mais sobre a origem dos memes e sobre a perspectiva de uma nova linguagem que ele nos traz.
A palavra meme vem do grego (mimeme), dando origem a palavra mimetização, que significa copiar, imitar. Logo, meme é uma imitação de um evento real. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, os memes existem há algum tempo, mas não como conhecemos atualmente. De acordo com o site Museu de memes, criado por uma iniciativa da Universidade Federal Fluminense, o conceito de meme originou-se a partir de uma discussão no campo da sociobiologia, na década de 1970, quando o etólogo Richard Dawkins, propunha um termo para dar conta dos processos de replicação e evolução cultural, onde ocorreriam de forma parecida com que acontece com os genes, e batizou a teoria como o nome de "meme". Deste modo, memes são ideias que se propagam pela sociedade, ou seja, toda ideia que é culturalmente repassada, é chamada de meme.

 Depois dessa explanação toda você deve estar se perguntando: Tá, mas e aí? como foi que a palavra meme ganhou o significado que conhecemos hoje?
 Pois bem, a partir da década de 1990 e 2000 é que os memes como conhecemos hoje, passaram a se replicarem pela web, como expressões socialmente difundidas ou viralizadas. Memes passaram a ser vistos como elementos da cultura popular, que são difundidos virtualmente. São pensados como manifestação de uma ideia utilizando a linguagem do humor. Apesar de serem encarados, na maioria das vezes, como futilidades e inutilidades, os memes podem ser uma ótima fonte de análise de um contexto, utilizando uma linguagem de fácil e alegre compreensão. Quem nunca esteve um pouco para baixo, mas logo depois de assistir a um vídeo ou ver alguma imagem dita "besteirol", se divertiu um pouco?!
De modo mais pedagógico, os memes podem ser ótimas fontes de diálogo entre professor e aluno. O uso didático de memes podem vir relacionados a diversos conteúdos e vivências da atualidade, como processos sócio-culturais, políticos, da vida acadêmica, docente e etc. Pode-se relacionar os memes às charges encontradas em jornais, que sempre utilizam o humor, a satirização de algum evento real.
Existem diversas páginas na internet, canais no youtube, que criam conteúdos virais ligados à educação. A exemplo disso, podemos citar a própria página que serviu de inspiração para esse artigo (museu de memes), que discute de forma séria, o processo de disseminação dos memes no mundo virtual. Também pode-se encontrar memes ligados à arte, como na página do Facebook e Instagram, chamada Artes Depressão, conteúdos ligados à História, como na página Memes Históricos, entre outros.

A proposta de se utilizar o meme como recurso didático, deve partir primeiramente, da definição do conceito de meme, depois disso, o professor (a), deve escolher qual conteúdo acha relevante para trabalhar o tema. Exemplo: se o conteúdo trata de figura de linguagem, você pode perfeitamente utilizar memes para se trabalhar o conteúdo, principalmente ao que diz respeito à ironia. Se você dá aula de História, pode apresentar um fato histórico fazendo uso de memes com alusão a um contexto histórico. Enfim, é só usar a criatividade! E não é só o professor que pode utilizar memes na educação não! os alunos também! e aliás, eles adoram criar memes "zoando" professores. Agora, chegou a hora deles criarem memes que tenham um significado pedagógico para eles. E aí, gostou dessa dica? Que tal utilizar algum meme em sua aula?
Abaixo estarão listados alguns exemplos de memes educacionais, páginas para você conhecer mais sobre o assunto e se inspirar, e claro, algumas ferramentas que você pode utilizar para criar seu próprios memes.

Fonte de informações: Museu de Memes

Comentários

  1. Muito interessante! Realmente, no campo pedagógico, os memes podem colaborar e muito para que o aluno aprenda de forma significativa.

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  2. Sensacional! Obrigada pelas dicas.

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